Você pode parar a mãe que quiser para perguntar qual foi o pior período que passou do nascimento do filhote até 1 ano de idade que, com certeza, sem sombras de dúvidas, a reposta será o dos gases e das cólicas, aposto!
Aqui em casa portanto não poderia ter sido diferente. Até nos adaptarmos, eu e Davi, digo, nos conhecermos melhor, ele me conhecer pelo cheiro, pelo toque, eu perceber o motivo do choro, a melhor forma de tocá-lo, de ninar, enfim, dos primeiros momentos mãe filho, a coisa foi braba! Mas eu, uma mamãe muito atenda, e informatizada, ah se no tempo das meninas as informações fossem tão fáceis assim, hoje em dia só não aprende quem não quer não é mesmo? Pois bem, fui pesquisando e aprendendo tudo sobre o assunto, e foi ai que descobri as melhores maneiras de lhe dar com a situação, até porque sinto informar, todas nós, digo todas que pela benção divina conceberam o dom de gerar um serzinho no mundo irão passar pelo período dos gases e das cólicas, e sabe por que?
"Esse mal-estar dura em média três meses, o tempo que o organismo do bebê leva para amadurecer o mecanismo da digestão. Isso porque aos 3 meses o bebê completa um ciclo de 12 meses desde a fecundação, ou seja, 1 ano de vida, se contarmos a vida intra-uterina. É nessa fase que ele deixa de ser um recém-nascido. É por isso que no quarto mês, cérebro e intestinos já se entendem melhor e as cólicas deixam de ocorrer."
E como saber se o baby chora por este motivo? É simples, com o Davi sempre observava primeiramente, se era fome, se continuasse a chorar trocava a fralda,se não fosse isso checava se estava com frio ou calor, mas se o choro continuasse deixava ele na cama e prestava atenção se ele se contorcia flexionando as perninhas em direção ao abdome, e a barriguinha estufava e ficava dura e ao fazer força soltava gases. E percebendo que sim, notava que chorava mais alto e o rostinho ficava vermelhinho (nada difícil né, já que meu baby é branquelinho) dava para perceber que sentia muita dor. Dai passei a praticar essas técnicas, que eu super aprovo e que ajudam nesse momento (confesso que ainda faço isso, até porque na fase da alimentação alguns alimentos causam gases). Vejam só:
Massagem:
Deite o baby de bruços e embale-o nos braços para acalma-lo um pouco, dai então deite-o em alguma superfície lisa e passe um pouquinho de óleo mineral nas mãos e esquente-as uma na outra, e em movimentos circulares faça a massagem na barriguinha dele. Isso aquece o local e acalma o bebê, em seguida faça exercícios flexionando as suas perninhas sobre o abdome, fazendo movimento bicicletinha, logo irá começar a eliminar os gases., é tiro e queda! Ah... as mão do papai são milagrosas, experimente deixa-lo massagear o filhote e verá que alivia muito mais, e ainda é uma ótima forma dele ajudar e conhecer o baby.
Banho de Balde:
Assista o vídeo ao lado
O Davi ama essa técnica, e já fiz um post sobre, confira clicando aqui .
Corpo a corpo:
Coloque a barriguinha dele em contato com o seu abdome: calor e aconchego ao mesmo tempo são imbatíveis! É incrível, é como se passasse tudo pra você! Até porque na hora do desespero toda mãe sempre diz "queria tanto que passasse tudo pra mim", não é mesmo? rsrs
Fraldinha quente:
Aquecer o local traz conforto! Esquente uma fraldinha a ferro, Tomando cuidado para não esquentar demais e nunca encoste a superfície quente direto na pele da criança. Envolva-a em um pano.
Pode-se optar também por uma bolsa de água quente ou bolsas térmicas em gel que encontramos em lojas de artigos para bebês.
Saquinho de sementes:
Pode comprar ou pode fazer você mesma:
Coloque 2 colher se sopa de arroz crú e 2 colher de sopa de linhaça crua em um saquinho de algodão, se e prendada pode costurar um saquinho de 10cm x 10cm, mas da para improvisar com uma fralda de boca, uma meia do papai, ou qualquer outra opção. depois aqueça no microondas por um minuto em potência media, teste a temperatura (morno) e pronto, pode colocar na barriguinha do neném.
(essa nunca fiz, mas já ouvi dizer que é boa, por isso estou compartilhando, se alguém fizer ou já fez deixe um comentário dizendo o que achou)
Não é cientificamente comprovado mas é melhor não pagar para ver, aqui em casa funcionou bastante, controlei a alimentação, como deixar de comer temperos fortes, chocolate(sofrimento total! rs), frituras, beber refrigerantes, leite de vaca, café entre outros ajudam a prevenir gases no bebê, já que tudo que comemos vai para o leite materno.
E para quem não assistiu o programa ESTRELAS, da Angélica com a Juliana Knust e o pequeno Matheus, ensinando a shantala (técnica de massagem) seguida do banho de balde, pode conferir, clicando aqui, que delicinha de se ver!
*Caso as cólicas continuem intensas, consulte o pediatra.
Espero que tenham gostado das dicas e que possam ajuda-las bastante! Bom domingo :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário