segunda-feira, 15 de julho de 2013

A Fuchicória voltou!

Vocês lembram daquele pozinho mágico que todas as mamães usavam bastante a anos atrás para acalmar e aliviar as cólicas e a prisão de ventre dos bebês? Eu pelo menos usei bastante, na época que tive as meninas, minha mãe dizia que era batata, e até que funcionava. Pois bem, ele está de volta! A ANVISA havia cancelado o uso do fitoterápico, após estudos, devido a falta de evidência que comprovasse a segurança e a eficácia deste produto para bebês, e para reduzir os fins prometidos.



O “pó milagroso” tem na sua fórmula folhas de chicórea, raiz de ruibarbo e flores de funcho. Tem também a sacarina, que causa o sabor adocicado ao remédio. O pó deveria ser dissolvido em água e o bebê sugar a chupeta mergulhada nessa água. Mas muitas mamães usavam diretamente na chupeta ou no seio para o bebê sugar.

O Davi não precisou fazer uso deste medicamento, até porque nem estava liberado, e apesar de ter sofrido com as gases e cólicas como todo bebê conseguimos driblar esses momentos de angústia e dor com outros métodos, como podem perceber clicando aqui.

Se você está passando por este período com seu baby, tente todas as alternativas possíveis; naturais e saudáveis, antes de oferecer qualquer tipo de medicação ao filhote, lembrando de sempre contatar o pediatra sobre suas dúvidas e tomar alguma atitude.

Uma das dicas que pode ser levada para evitar as cólicas é o Leite Materno que é sempre a melhor pedida, pois a sua digestão é mais fácil. A amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida sem a inclusão de água ou chás que também não resolvem as cólicas. Você pode toma-los e não dar ao bebê! Uma receitinha muito boa é essa aqui.


Recadinho para as mamães:

Acredite, você é especial e única, saberá o jeito certo e a maneira correta de agir, ouça seus instintos!

Não se cobre tanto!

Nem tudo que te disserem deve ser seguido, nossas mães e avós apesar de quererem muito nosso bem, as vezes não estão atualizadas sobre muitos assuntos relacionados a saúde do bebê, e algumas de usas receitinhas podem não resolver o problema. Fique atenta!

Pare de se torturar, pois não existe perfeição. Faça o seu melhor, e ame seu bebê sem medo. Seja muito amorosa e dê muito calor e colo ao seu filhote, isto é o que ele mais precisa. Não tenha medo de mal acostumá-lo. Ele já nasceu assim, afinal, ficou 9 meses no seu ventre, quer colo maior que este? E as pesquisas mostram que "manias/hábitos/manhas…só existem, mesmo, após 6 meses…antes o choro é um meio de expressar uma necessidade real (física ou emocional)". Se permita ser feliz e fazer seu bebê mais feliz. 

Aperte a tecla DELETE  nas opiniões que não deixam você seguir seu coração!!!

Estarei aqui torcendo para que esses 3 primeiros meses passem correndo por ai! rs

Um abraço a todas e que nossa semana seja muito abençoada!

Um comentário: