Acordei empolgada ontem, normalmente gosto de cozinhar , mas quanto o tempinho está pedindo como estava, bem friozinho, toda hora bate aquela vontade de beliscar algo rs, para a família rolou um bolo de aveia com banana e uma torta de aveia recheada, e o Davi não podia ficar de fora, então comecei a fazer minhas pesquisas afim de encontrar uma receitinha saborosa para ele também.
E foi daí que me inspirei e criei o cardápio dele de ontem, espero que gostem, que façam para seus bebês e que compartilhem para as amigas se aprovarem por ai ok?! rs
O Davi já está com 10 meses e geralmente faz 3 refeições diárias; mas de vez em quando ele acorda num pique daqueles e acabo oferecendo um lanchinho da manhã também.
Me baseio sempre em oferecer 1 refeição rica em Cálcio, outra em ferro, e por ai vai, pois o CÁLCIO atrapalha a absorção do FERRO, portanto essas receitinhas de lanche não devem ser oferecidas como sobremesa. Confiram:
Lanche da Manhã - Iogurte Natural de Frutas
Vale saber: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (que costumam ser chamadas substâncias de xenobióticos). O intestino do bebê é imaturo para receber estas substâncias. Podem causar dores abdominais, uma alteração na microbiota intestinal e futuros (e inúmeros) problemas de saúde.
|
Davi tomando o primeiro iogurte de frutas.
Você precisará de:
Modo de fazer:
Lave bem todas as frutas e descasque-as (somente as uvas usei sem descascar).
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que todas as frutas estejam desmanchadas. Ficará uma mistura bem cremosa. Sirva em seguida.
P.S: Aqui em casa rendeu 2 potinhos médios (visando aquele potinho da marca famosa de papinhas industrializadas). Um ofereci logo ao Davi, o outro guardei para o lanche da tarde do dia seguinte. O ideal é consumir em até o dia seguinte.
Almoço - Papinha Nutritiva.
|
Almocinho do Davi. |
- 2 cubinhos de carne (usei alcatra moída)
- 2 dentes de alho ralados
- 1 cebola pequena picada
- Salsinha desidratada a gosto
- 2 folhas de chicória sem o talo
- 1 flor de brócolis
- 3 vagens de ervilha com os grãos
- 1/2 cenoura ralada
- 1 batata doce pequena ralada
- Um pouco de macarrão de bichinhos
- Uma colher de azeite
Doure a carne com o alho e a cebola, em seguida refogue com a salsinha desidratada, junte a chicória, o brócolis e a ervilha bem cortadinhos, refogue bem e acrescente um pouco de água.
Quando estiver quase seco junte a cenoura e a batata doce, misture bem e coloque mais um pouco de água (o suficiente para cobrir a mistura), deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada.
Espero uns 5 minutinhos e misture o macarrão (se necessário acrescente mais água). Deixe cozinhar até que o macarrão esteja macio.
Bom apetite!
P.S: Os dentinhos de cima meu pequerrucho estão nascendo e por conta disso ele anda muito enjoadinho, então eu peguei essa porção de papinha da foto e bati no liquidificador, como praticamente não tem caldo, ficou uma consistência cremosa grossa que não impede a mastigação e ao mesmo tempo facilita que ele coma sem ficar incomodado. Só não tirei foto porque ele já estava faminto e aos prantos e tive que ser rápida! rs ... Graças a Deus comeu tudinho! hehe
Lanche da tarde - Papinha de frutas com água de coco
papinha de frutas, foto retirada no dia seguinte. |
Modo de fazer:
Lave bem as frutas, junte todos os ingredientes no liquidificador (frutas + água de coco) e bata até que todas as frutas estejam trituradas. Sirva em seguida.
P.S: Aqui em casa rendeu 1 potinho grande e 1 pequeno (visando os potinhos da famosa marca de papinhas industrializadas). O pequeno ofereci logo ao baby e o maior deixei para o lanche da manhã do dia seguinte, se ele acordar disposto. Consumir até o dia seguinte.
Ceia - Mesma receitinha do almoço.
Sempre preparo o suficiente para servir no almoço e no jantar. Costumo fazer as papinhas todos os dias, mas como trabalho, cuido da casa e do restante da família esta é uma forma de ter sempre a jantinha do Davi pronta no horário certo de oferecer (entre 18h e 18:30h).
No almoço e no jantar procuro oferecer, de sobremesa, sempre uma fruta, em geral laranja ou tangerina, que são ricas em vitamina c e ajudam na absorção do ferro. Por mais que por muitas vezes não queira muito, já ajuda bastante.
Por muitas vezes ele prefere o mamazão de sobremesa mesmo! rs
Durante a manhã (geralmente) e após o jantar, ele é amamentado em livre demanda (*o cálcio do leite materno não atrapalha a absorção do ferro dos alimentos).
As sobras dos lanchinhos muitas vezes são devoradas pelas maninhas(gulosas) do Davi , que sempre aprovam junto com ele todas as receitinhas, portanto nem sempre repito o lanche no dia seguinte! rsrs
* Todas as receitinhas foram retiradas e/ou inspiradas no blog As delícias do Dudu, o caderno de receitas online do Davi! rs
* Antes de oferecer algum dos ingredientes das papinhas, verifique com o pediatra do seu filhote se ele já está liberado para come-los.
Caso venham repetir alguma dessas receitinhas ai na sua casa não deixe de comentar se o(a) baby aprovou. Beijocas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário