Logo que o Davi nasceu e precisou ficar na UTI neonatal eu comecei a perceber que mais do que nunca eu precisava estimular meus seios para que pudesse amamenta-lo. Foram dias difíceis, muita dor, seios até então vazios, depois mastite, seios a ponto de empedrar, mas nada disso me desanimava, pois sabia que somente de mim podia vir o melhor alimento naquele momento para meu filhote.
No começo não conseguia tirar muita coisa, inexperiente, não sabia que aqueles 5 ml eram o suficiente!!! E não tinha uma alma caridosa para informar que aquelas simples gotinhas podiam ajudar e muita na recuperação do meu filho. Ainda bem que não desisti, comecei a pesquisar, me informar...
Ele precisou ser alimentado por sonda com fórmulas infantis, lá; não tinham estoque de leite materno e não autorizavam que levasse o que conseguia tirar em casa, se quisesse eu poderia tirar na hora para ser oferecido, mas como muita mãe sabe, é difícil, nos primeiros dias é muito difícil, por isso; o melhor a fazer é assim que o bebê nasce ficar logo em contato com a mãe para ser amamentado; pois a sucção é que ajuda na produção do leite.
Mas não desisti, como disse. Em casa eu ia fazendo a ordenha manual, com bombinhas, os banhos mornos para esvaziar os seios, depois compressas frias para regular a produção, tudo para não deixar de produzir o leitinho precioso do meu filho para quando estivesse preparado para sugar, eu ter o melhor alimento para ele.
E foi assim, até o 11º dia de internação, quando a médica, após dois dias de sucção em chuquinha, libera-lo para sugar o seio.
Foi o momento mais emocionante da história de nós dois! O primeiro contato verdadeiro, aquele que toda mãe espera, que é poder pegar o filho nos braços e amamentar!!! Só de lembrar me vem lágrimas nos olhos!
E porque contar tudo isso para enfim falar sobre o armazenamento, congelamento e enfim oferecer o leite materno para o bebê? ...Pois bem, primeiro para você entender que para que consiga ordenhar com sucesso, é necessário muita calma, tranquilidade, de um lugar sossegado, limpo, muito estimulo.
Eu quando Davi veio para casa, muitas vezes retirava o excesso de leite que ficava no seio para quando fosse necessário (uma saída rápida, de emergência, sei lá) não faltasse o leitinho dele, caso precisasse me ausentar sem ele. Para tal, eu congelava o leitinho assim como vou explicar lá no final.
Essa seria a principal alternativa em caso de eu voltar a trabalhar também, eu antes atendia em domicilio, e a intenção no começo era de voltar no sexto mês as atividades normais, coisa que não aconteceu, consegui ficar mais tempo em casa, ou melhor, me adaptei e consegui organizar tudo de forma que pudesse trabalhar em casa e estar mais com as crianças e poder oferecer o leite materno em livre demanda para o Davi. Confesso que foi a melhor escolha que já fiz em toda a minha vida! Dos meus três filhos, hoje posso dizer, que ele é o que apresenta ser o o mais saudável. Até hoje são 1 ano e 6 meses (atualizando, agora, 2 anos e quase quatro meses) de pura saúde, e viva o leite materno!!! rs
E foi de ontem, que veio a inspiração para este post, fui ao supermercado, e chegando no caixa, a funcionária ao ver uma caixinha de cremogema, pergunta como eu fazia para engrossar o mingau do Davi (detalhe: o cremogema é do papai! rsrs). E mais orgulhosa que tudo respondi que ele não toma mingau, LEITE só do PEITO (exceto quando muito de vez em quando ofereço leite de vegetais caseiros, que são super saudáveis); expliquei que se mama no seio não é necessário oferecer outro leite e muito menos engrossar se for o caso de fórmulas infantis.
E ai ela relata que sua bebê tem 5 meses, e que chorava muito, e que achava que era fome, e então pediu para a pediatra para complementar com alguma fórmula. Assim a médica receitou uma para ela, que mesmo oferecendo esta, ainda reclama que a filha chora, e que ainda acha que é fome! Vamos estar atentos, bebês não choram só por fome!!! (Ainda vou escrever mais sobre isso)... E por isso estava pensando em engrossar o leite da bebê.
Tentei orienta-la, explicar que no inicio é assim mesmo, bebês precisam de colo, carinho, segurança, sentem muita cólica, e nada melhor que o leite materno que é de fácil digestão para se alimentar, que por este ser de fácil digestão os eles se alimentam mais vezes, por menor período de tempo, mas que a necessidade de sucção é natural da criança, e que esta deve ser realizada no seio da mãe, e não em bicos artificiais ( chupetas, mamadeiras)...
Sei que por fim, pelo menos consegui passar meus aprendizados e deixei no ar para que se informasse melhor.
Que poderia ordenhar o leite materno e deixar na geladeira ou congelar para que o cuidador oferecesse em sua ausência, já que precisou voltar ao trabalho, e que caso não conseguisse, que fizesse como foi orientado pela pediatra, mas que, quando tivesse me casa oferecesse o seio em livre demanda ( ou seja, a qualquer hora que a bebê quisesse), pois ele é rico em nutrientes importantes para o desenvolvimento e imunidade da filha dela.
Só espero que tenha conseguido colaborar, afinal de contas não foram pitacos, ela perguntou e eu na maior boa vontade e sabendo das orientações de acordo com OMS e SBP tentei dar uma ajuda.
Pois bem, se você também precisa voltar a trabalhar, dar uma saída e não pode levar a cria, ai vão as dicas para um bom armazenamento de leite materno e como oferece-lo:
Onde devo armazenar o leite materno?
É necessário guardá-lo do jeito certo para poder dar ao bebê mais tarde ou em outra ocasião, sem risco de o leite estragar. Não tem problema se você não tiver conseguido tirar muita quantidade -- pode juntar com outras tiradas para alcançar um volume maior e completar a mamada do bebê.As bombinhas ou ordenhadeiras normalmente já vêm com alguns recipientes especiais para o congelamento ou armazenamento do leite. Mas você pode também armazená-lo em mamadeiras comuns esterilizadas, desde que elas tenham uma tampa que vede bem, ou então em qualquer recipiente de vidro com tampa de plástico, também esterilizado.
Qual é o melhor jeito de esterilizar o recipiente onde o leite vai ficar?
A melhor maneira de esterilizar o recipiente onde o leite materno vai ser guardado é fervendo-o por 15 minutos, ou usando esterilizadores de microondas pelo tempo determinado na embalagem do esterilizador. Franz Novak, chefe do banco de leite humano do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), explica que esse método não é chega a ser uma esterilização industrial ou profissional, mas é eficaz para o armazenamento do leite em casa.O recipiente deve secar naturalmente, de boca para baixo em cima de uma toalha, ou então dentro de um pote maior, fechado. Só depois que o recipiente tiver esfriado é que se pode colocar o leite materno dentro dele.
Quanto tempo o leite materno pode ficar em temperatura ambiente?
O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por até duas horas. É só a partir desse tempo que existe o risco de micróbios crescerem no leite e fazerem mal ao bebê.O tempo de duas horas também vale durante a mamada. Se o bebê começou a tomar o leite materno às 8h, mas não tomou tudo, esse leite ainda pode ser usado até as 10h.
Quanto tempo posso deixar o leite na geladeira, sem precisar congelar?
Na geladeira, segundo os padrões determinados pelos especialistas da Rede de Bancos de Leite Humano, o leite materno pode ser guardado por no máximo 12 horas, para garantir que não seja contaminado. Para mais tempo do que isso, o melhor é congelar o leite.Para guardar o leite na geladeira, use a prateleira de cima, que é a mais fria, e nunca guarde o recipiente de leite na porta do aparelho. Procure deixar o recipiente com leite longe de outros alimentos crus, como verduras e carnes.
Como faço para congelar o leite?
Congelar o leite pode facilitar muito a sua vida com o bebê. Você pode guardar o leite no congelador por até 15 dias, desde que a temperatura esteja abaixo de 10 graus negativos. Essa é a recomendação dos especialistas da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que é referência internacional.Não encha o recipiente até a boca. Deixe 2 centímetros de espaço até a borda do recipiente, porque todo líquido "incha" depois de congelado.
Antes de congelar, anote numa etiqueta a data do congelamento. Você pode ir preenchendo o mesmo recipiente até ele encher, com várias "tiradas" de leite, mas aí a data de validade do leite vai ser a da primeira ordenha.
Se um recipiente com leite congelado não estiver cheio, você pode ir completando com outras tiradas de leite, e só colocar o leite novo por cima. Use outro recipiente (o da bombinha ou um copo de vidro, no caso de ordenha manual) para tirar o leite, e só abra o recipiente com o leite congelado na hora de guardar o leite novo.
Achei que o leite materno podia ficar mais tempo no freezer. Por que tão pouco?
O padrão de 15 dias em ambiente doméstico foi determinado porque é o que menos riscos apresenta de contaminação. Franz Novak, do banco de leite humano do IFF/Fiocruz, explica que a gordura do leite materno continua se decompondo até a temperatura de -18 graus Celsius, dificilmente alcançada pelos freezers domésticos.Para durar até 6 meses, o leite materno teria de ser submetido ao processo de pasteurização, que é o que acontece nos bancos de leite.
Com o prazo de 15 dias, você precisa se programar direitinho. Se quiser ter sempre uma certa quantidade de leite congelado para emergências, vai precisar ir renovando esse estoque a cada duas semanas.
E como faço para descongelar o leite? Posso usar o microondas?
O melhor jeito de descongelar o leite é colocando o recipiente dentro de um pote maior com água morna. Um bom guia é usar a mesma temperatura de água que você usaria para o banho do bebê.O microondas não é aconselhável porque existe a possibilidade de algumas propriedades do leite se perderem no processo de aquecimento.
O leite materno nunca pode ser fervido nem esquentado diretamente. Também não se deve descongelá-lo em banho-maria com água fervente, pelo mesmo motivo: os benefícios do leite podem se perder pelo aquecimento excessivo.
É melhor dar leite materno congelado ou fórmula em pó?
O processo de congelamento do leite materno destrói alguns dos anticorpos presentes nele, por isso procure só congelar o que realmente não será consumido logo.Ainda assim, o leite materno congelado é muito mais saudável e oferece maior proteção contra doenças do que as fórmulas lácteas em pó.
Posso recongelar o leite?
Não, não recongele o leite materno depois que ele tiver sido desgelado. E jogue fora todo leite que sobrar e não tiver sido tomado pelo bebê.Fonte: Babycenter.com
Leia também:
Dicas para se preparar para amamentar.
7 dicas para preparar as mamas para a amamentação.
Disponibilidade para amamentar.
Cheap titanium bbq to get the best in price without breaking any
ResponderExcluirThe best 스포츠 토토 사이트 titanium bbq online prices titanium dioxide formula 2021. titanium necklace In-store prices are only on citizen super titanium armor your list and not subject to change. Be sure to avoid the low-priced titanium aura quartz items