Pelo menos aqui em casa deu dó de ver meu pequeno resmungando e comendo a mãozinha o tempo todo, muito irritado por essa dor que nem ao menos pode ser medicada. (Isso mesmo, não é recomendado o uso de nenhum medicamento ou pomada nesse caso; há meios de aliviar o incômodo, no final do post dou umas dicas super simples e que funcionaram com o Davi).
Mas desde já venho reforçar a importância da amamentação pois como todos já sabem ela tem o efeito calmante natural! rs e ainda é uma forte aliada para a saúde bucal do bebê.
Mamando no peito, ele respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula, o que ajuda no desenvolvimento muscular e esquelético da face, assim obtendo uma boa oclusão dentária.
Assim que o bebê nasce já devem-se começar os cuidados com a higiene bucal. A limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite por toda a boca.
P.S: Se o bebê se alimenta exclusivamente de leite materno até os 6 meses essa limpeza não é obrigatória ( mais um ponto positivo para a amamentação, ebaa).
Após o nascimento dos primeiros dentes (geralmente entre 6 e 8 meses) a fralda ou gaze
deve ser substituída por uma dedeira.
Somente aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor.
Só recomenda-se creme dental fluoretado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, fase que a criança já sabe cuspir completamente o seu excesso.
Se não tivermos o devido cuidado com a higiene bucal de nossos bebês ele podem desenvolver inflamações e cárie, a bactéria causadora da cárie é o Streptococcus mutans. que é transmissível de mãe para filho pelo contato direto; como ao soprarmos a comida deles ou experimentarmos com a mesma colher que os alimentamos.
Devemos começar a ter os cuidados ainda na gestação, fazendo uma ao dentista para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal de nosso bebê.
Independentemente da consulta da gestação ter sido realizada, a primeira consulta do bebê com o odontopediatra deve ser por volta dos 6 meses, não podendo ultrapassar o primeiro ano de vida.
Uma das formas de contrair a cárie também é com o uso de mamadeira, ao ingerir alimentos e líquidos açucarados, principalmente a noite se não houver a higiene adequada, onde o desenvolvimento é rápido, provocando dor e dificuldade de alimentação, determinando perda de peso e de estatura.
Portanto se seu filho usa mamadeira não deixe de sempre higieniza-las e evite usa-las antes do soninho do pequeno pois assim você poderá fazer a limpeza e/ou escovação adequada.
Sempre tomei os devidos cuidados com a saúde bucal do Davi e hoje com 7 mesinhos ele já tem seus 2 primeiros dentinhos e já está acostumando a fazer a limpeza bucal, não gosta muito mas também não bota o terror na hora H.
Só deixei a desejar com relação a visita ao odontopediatra, que realmente não fazia conhecimento dessa necessidade, mas já estou providenciando a primeira consulta e assim que for realizada volto para contar os detalhes.
Super dicas:
- Procure amamentar seu filho o maior tempo possível.
- Para aliviar o incômodo do nascimento dos primeiros dentinhos pode-se oferecer mordedores macios para massagear a gengiva e recomenda-se deixá-lo um pouco na geladeira, pois o mordedor geladinho vai aliviar bem mais a irritação da gengiva.(Fiz com o Davi e super dá certo! =)
- Pode-se também dar alimentos mais consistentes para que a mastigação ajude no processo de saída do dente de dentro da gengiva. ( Aos 6 meses o Davi começou a se alimentar em tão isso deve ter ajudado bastante)
- E ainda temos o famoso picolé de leite materno, que em breve mostrarei como é simples e fácil de fazer e seu bebê vai adorar! (Pelo menos o Davi amou!)
- Não deixe de fazer a higiene bucal após cada mamada!!!
Vou compartilhar a foto do surgimento do primeiro dentinho do Davi, olhem que lindinho!
Exclusividade de Supermamães,com |
Se você tem mais alguma dica legal para aliviar a dor nesse momento tão sensível de nossos pequenos deixe aqui seu depoimento. Até breve...
Nenhum comentário:
Postar um comentário