Eles são muito nutritivos e devem ser usados no lugar dos caldos industrializados em todas as receitas da família, principalmente nas papinhas de nossos bebês. Clique aqui para saber mais sobre a importância dos caldos caseiros.
O caldo caseiro de legumes é o mais básico de todos, não é o mais nutritivo, mas contém muitos nutrientes importantes para ajudar a dar aquele "up" na alimentação das crianças.
As papinhas ficam bem mais saborosas e saudáveis. A comida da família também não fica de fora; exemplo disso é que hoje o feijão ficou bem mais saboroso aqui em casa.
Fiz o almoço do Davi com o caldo pela primeira vez e foi um sucesso. Não posso reclamar muito afinal ele é boa boca (graças a Deus), mas percebi que comeu com muito gosto a papinha hoje, e é tão bom ver meu lindão comendo satisfeito e ainda mais sabendo que está sendo alimentado de uma forma hiper saudável.
Ontem, depois de pouco tempo que coloquei os legumes e verduras para cozinhar, já podíamos sentir o aroma do caldo pela casa. É impressionante como até o cheiro faz bem, me senti como na fazenda onde a comida exala o cheiro pela casa como em nenhum outro lugar, tipo marca registrada do local sabe? rs
Pois bem, então vou compartilhar a receitinha com vocês para que possam se aventurar por ai e deixar as papinhas dos filhotes e suas refeiçóes mais nutritivas também.
Caldo de legumes caseiro em cozimento. |
Por aqui precisei de:
- 2 tomates
- 1 alho poró
- 1 pé de espinafre ou bertália (usei espinafre)
- 1 cebolinha
- 1 salsinha
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho picados
- Alecrim
- Ervas finas secas
- 1 cenoura grande
Para preparar:
Primeiramente lavei e higienizei todos os ingredientes.
Dourei o alho picado em um pouco de azeite e acrescentei todos os legumes, refoguei um pouco e após coloquei as verduras ( Não está em nenhuma das receitas que acompanhei, mas coloquei também talos de brócolis) e refoguei mais um pouco. Acrescente 3 litros de água e cozinhei em fogo baixo por a 4 horas.
Fiz a noite e deixei esfriar de um dia para o outro. Coei e coloquei em forminhas de gelo e potinhos plásticos que vão ao freezer e congelei.
Não dispensei os legumes e verduras, bati tudo no liquidificador (retirei os talos de brócolis) com um pouco de água até ficar tudo dissolvido, ficou bem cremoso, idêntico aos caldo industrializados. Esses também congelei e assim como os outros usarei em todos os preparos de agora em diante.
Gente, sei que vão dizer que o tempo de preparo é grande, também pensei assim, mas você nem percebe e quando vê já está pronto, e sem contar que rende bem, dá para fazer um estoque legal, acredito que uns 20 dias ou mais.
Espero que seja útil essa receitinha para vocês também, e euzinha aqui já estou empolgada para preparar o próximo, que será de frango! huuum ...até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário