Cada vez mais sabemos da importância do aleitamento materno. O que muitas mulheres não sabem é que amamentar requer um mínimo de preparo para evitar os terríveis traumas nos seios: fissuras, dores e sangramento. Uma pesquisa nacional realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef revelou que 97% das mães iniciam a amamentação, mas 43% a interrompem antes de a criança completar 3 meses.
Uma das causas dessa parada está associada aos machucados nos seios. O estudo mostrou ainda que 58% das mulheres em fase de amamentação apresentam algum tipo de trauma mamilar - entre estas, 71% sofrem com fissuras. O motivo desses problemas é um só: falta de informação.
Sempre imaginamos que após o parto é só colocar os seios para fora e pronto, está tudo resolvido, mas não é bem assim, o preparo durante do seio para a amamentação durante a gestação é de grande valia e deve ser feito por todas as mamães, afim de que tenham sucesso na hora H.
Eu mesma nunca tive muita orientação a respeito do assunto, mas graças a Deus, como meus bicos são ótimos e nunca tive problemas com produção de leite, acredito que esses fatores tenham contribuído para que tudo desse certo.
O único problema que enfrentei foi leves fissuras no bico do seio devido a "pega" incorreta, mas consegui resolve-los usando uma pomadinha de lanolina, assunto para um outro post.
Portanto, contribuindo com um dos temas da SMAM desse ano, que é ORIENTAÇÃO, trago 7 dicas preciosas, de acordo com a OMS, para preparar os seios para este ato maravilhoso que é AMAMENTAR! Confira:
1 – Sol nas mamas!
O sol fortalece a pele através da pigmentação. Bastam 20 a 30 minutinhos antes das 10h ou após as 15h todos os dias.
Na falta de local para tomar sol, substitua pela exposição diante de uma lâmpada incandescente de 40 watts, ficando a uma distância de 30 a 40 centímetros. Tempo: de 20 a 30 minutos, de uma a duas vezes ao dia.
2 – Sem buchas, esponjas ou toalhas!
Em nossas aréolas é possível visualizar as Glândulas de Montgomery, pequenas glândulas sebáceas que mantém os mamilos hidratados e limpos. Ao atritar um desses materiais remove-se a proteção natural! Ainda há profissionais desatualizados que recomendam estas práticas, cuidado!
3 – Sutiãs de sustentação.
Com apoio na gestação e amamentação os seios ficam mais firmes e saudáveis. Algumas mudanças de tamanho podem acontecer mas nem sempre em todas as mulheres, isso não é obrigatório. Procure sutiãs de alças largas, tecidos naturais, abertura total na frente.
No meu caso passei do número 42 para o 48! rsrs
4- Grupos de apoio e informação.
Frequente grupos de apoio informativos como em bancos de leite, postos de saúde, os organizados por doulas e educadoras perinatais. Costumam ser gratuitos, contar com orientações, depoimentos, aulas sobre fisiologia e muito incentivo!
Encontre um grupo de apoio perto de você aqui;
Encontre um banco de leite perto de você: aqui.
Já falei sobre assunto em outro post, aqui.
5 – Hidratação.
Os seios não precisam de hidratação artificial pois possuem as glândulas locais. Passar sabonetes, creme e óleos removem a proteção e afinam a pele. A hidratação com lanolina pura pode ser útil em caso de fissuras por má pega do neném, não durante a gestação.
6- Mamilos.
Você sabia que o bebê mama na aréola e não no bico? É por isso que toda mãe pode amamentar seja qual for seu formato de seu mamilo. Mais importante do que se valer de recursos na gestação para projetar o mamilo (como conchas e Niplette) é acreditar que você e seu neném farão uma super dupla e tirarão de letra as dificuldades iniciais. Os nenéns aprendem a mamar rapidinho se tivermos disponibilidade e confiança!
7 – Sling.
O contato constante com o bebê estimula a produção de leite, o interesse pelo seio, o bom sono do bebê, o vínculo e o estímulo!
Eu não conhecia o sling quando o Davi nasceu, então comprei um canguru mesmo e tenho me adaptado bem, o meu sustenta até 18 kg, só não sei se vou conseguir usar até lá, o menino já tá pesadinho demais! kkk
Portanto, aproveitem as informações adquiridas neste post e mãos a obra para alcançar o sucesso na amamentação! Boa sorte...
Fontes: Baby center , Abril.com , BLH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário