sábado, 31 de maio de 2014

Introdução Alimentar: BLW a técnica que o bebê se alimenta com as próprias mãos.

Olá, hoje venho falar um pouquinho sobre um assunto que venho me interessando cada dia mais;  a alimentação infantil. Tenho ajudado muitas mamães com dificuldades na introdução alimentar. Apesar de não ser profissional do assunto rs, tenho obtido muito sucesso aqui na alimentação das crianças depois que comecei a participar de grupos de alimentação pela internet; e com experiências passadas de mãe para mãe por lá, tenho aprendido muito, e tido um enorme prazer de ajudar outras mamães a passarem por esta fase.

A introdução alimentar, de acordo com a OMS ( Organização Mundial da Saúde ) e da SBP ( Sociedade Brasileira de Pediatria) , deve ocorrer a partir dos 6 meses de idade.

Do nascimento até o sexto mês, deve ser oferecido apenas o leite materno, salvo excessões, de acordo com a saúde da mãe, caso não esteja apta a amamentar; a fórmula infantil.

Mas como iniciar? Primeiro mantenha a calma! Seu bebê está iniciando uma nova fase, e tudo estará sendo novo para ele, é normal recusar os alimentos de primeira, afinal ele está acostumando a sugar e não a mastigar.

Comece com as frutinhas nos primeiros quinze dias pela manhã; após essa adaptação ofereça o almoço(grãos, tubérculos, vegetais e carnes) , respeite mais umas duas semanas e introduza o lanche da tarde (outra frutinha), até o oitavo mês, se tudo ocorrer bem, seu bebê já estará jantando ( o mesmo do almoço).

É importante saber que nem sempre tudo acontece como planejamos. Aconteceu conosco. Assim que completou os tão esperados seis meses ( nossa eu estava contando os segundos porque amamentar exclusivo até ai né mole não rsrs), começaram a nascer os primeiros dentinhos do Davi; e isso foi o suficiente para atrapalhar tudo. Ele sentia muito nervoso, as gengivas inchadas, um incômodo só, e por isso só queria saber de mamar.

Eu resolvi respeitar a fase e não fiquei insistindo muito, sempre preparava as refeições e oferecia, se ele comesse ... bem, se não, não me preocupava; até porque é importante lembrar que até 1 ano de idade o leite materno é o principal alimento. O complemento até ai são as " comidinhas" .

Foi desse jeito que até os dez meses enfim, consegui estabelecer uma rotina alimentar para ele. Foi nessa idade que eu pude dizer que ele comia bem, e de tudo, bem, de tudo que o paladar dele aceitava rs, ainda tem essa rsrs. Portanto não se desesperem, cada bebê tem seu ritmo. Novamente, RESPEITE!
 
Eu indico o método BLW (Baby-Led Weaning), a introdução alimentar guiada pelo bebê. Trata-se de deixar a criança explorar as texturas e os sabores dos alimentos com as próprias mãos, a partir dos 6 meses. O método é uma alternativa às papinhas e sopas, geralmente oferecidas pelo cuidador com uma colher.

Imagem: google

Depois que o Davi começou a comer com as próprias mãozinhas, percebi que comia bem melhor, e que quando estava satisfeito, deixava o alimento de lado. Essa técnica é muito boa, pois assim não corremos o risco de entupir a criança de comida por acharmos que ainda está com fome, ela própria reconhece seus limites.


Como começar o BLW? 

  • Coloque o seu bebê na posição vertical, de frente para a mesa, no seu colo ou em um cadeirão. 

  • Certifique-se que ele esteja em segurança, num assento estável (sem balançar ou com o apoio "em falso") e que o bebê possa usar as mãos e os braços livremente. 

  • Ofereça o alimento ao bebê; em vez de dar a ele, coloque-o em sua frente ou deixe-o pegar em sua mão, para que a decisão seja dele. 

  • Comece com os alimentos que são fáceis de pegar: palitos grossos e longos são melhores no início. 

  • Introduza novas formas e texturas gradualmente, para que seu bebê possa aprender como lidar com elas. 

  • Sempre que puder, inclua seu bebê em suas refeições. Quando possível, desde que seja adequado e saudável, ofereça ao bebê a mesma comida que você está comendo, para que ele possa copiar você. 

  • Escolha momentos em que o bebê não esteja cansado ou com muita fome, para que ele possa se concentrar. Nesse estágio, as refeições são para brincar e aprender - ele ainda estará recebendo todos os nutrientes do leite materno ou leite artificial. 

  • Continue oferecendo o leite materno ou fórmula como antes - esta ainda é a principal fonte de nutrientes do bebê, até o primeiro ano de vida. Quando o bebê precisar mamar menos, ele vai reduzir por si mesmo.

  • Disponibilize água para o bebê durante as refeições, para que ele beba caso necessite. Esse é um ponto importante, muitas vezes Davi não quer comer mais e ofereço água, ele bebe e volta a comer novamente.

  • Não apresse ou distraia o bebê enquanto ele estiver lidando com o alimento. Permita que ele se concentre e use o tempo que precisar. No começo vai ser uma sujeirada, mas assim que se adaptar as coisas melhoram. Eu pirava e muito aqui com o Davi, mas aprendi a me policiar e as coisas foram fluindo. Muitas vezes ficamos tão ansiosas para as coisas acontecerem que acabamos atrapalhando. Fique tranquila e deixe seu bebê aprender a manusear os alimentos.

  • Não coloque comida na boca do bebê e não tente convencê-lo ou forçá-lo a comer mais do que ele quer. Outro ponto muito importante!!! Acredite no seu bebê, ele sabe quando está satisfeito. Respeite!

OBS: Discuta a introdução de sólidos com o profissional de saúde que acompanha o seu bebê se há história familiar de alergias ou intolerâncias alimentares, problemas digestivos ou quaisquer outras questões sobre a saúde ou desenvolvimento do bebê. 

Quem estiver precisando de ajuda indico o grupo  Alimentação Consciente  no facebook, administrado pela consultora em alimentação infantil Thais Ventura e pela especialista em Nutrição infantil Karine Durães. 

Uma mão na roda também, com receitinhas de dar água na boca indico:

As delícias do Dudu
Maternidade Colorida
Cozinha da Cloe

E para quem tem o Instagram, vale e muito seguir a nutricionista materno infantil @babynutri.
E é claro continuar de olho na nossa página, blog e instagram @supermamaesebebes e @rapha_mottafit com dicas e mais dicas para mamães e bebês.

E você, já iniciou a introdução alimentar do filhote? Como foi? Conta pra gente! Mande um e-mail para supermamaes.com@gmail.com e quem sabe sua história pode vir a ajudar outras mamães por aqui.

No próximo post BLW: O bebê não engasga? Até lá.

Beijos

Fonte: Gill Rapley - autora do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food.Traduzido por Érica Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário